Presbiterianos Online
Congregação Presbiteriana de Manguabeira II em Sapé
End. Rua Augusto Vieira número 91, Conjunto José Feliciano

História da Congregação


A Congregação Presbiteriana de Mangabeira II em Sapé tem sido o resultado do clamor de um povo sedento pelo puro Evangelho e ensino adequado das Escrituras. E pela graça e misericórdia de Deus ele tem nos atendido.

Os primeiros trabalhos tiveram início no dia 09 de janeiro de 2013, no Projeto Missão Restaurando Vidas, situado então à Rua José Rodrigues Chaves, 105, Conjunto José Feliciano, Nesta, quando cinco irmãos ali se reuniram para orar. A partir daí foi se consolidando o compromisso de estarem juntos, às quartas e sextas-feiras, para também louvar e adorar ao Senhor, ocasião em que sua Palavra era pregada com intrepidez e fidelidade. Sendo acrescido, aos poucos, o número de irmãos interessados em fazer parte desse grupo, durante o período de um e três meses que estivemos ali.

Diante da ampliação, numérica e estrutural, do trabalho, mudou-se para o atual endereço à Rua Augusto Vieira, 91, no mesmo Conjunto Residencial, em 15 de março de 2014, na intenção de acomodar melhor os irmãos e prosseguir com a obra de Deus nessa cidade. Porém, até então se tratava de uma igreja anônima, do ponto de vista denominacional.

No dia 28 de agosto de 2014, o Presbitero Josafá Albino da Silva, Secretário-Executivo da Confederação Sinodal dos Homens Presbiterianos da Paraiba – CSHP/PB, esteve no endereço acima citado participando de uma reunião de diretoria da CSHP/PB e lá encontrou um grupo de irmãos oriundos da IP Sapé, que estavam lutando bravamente, para continuarem fazendo parte da Igreja Presbiteriana do Brasil, esses irmãos em um breve periodo de tempo, tiveram assistencia espiritual e pastoral com os Rev. José Wellington e Rev. Alexandre Alencar, ambos do Presbiterio da Paraiba – PPRB, após uma representação do Presbiterio de João Pessoa junto ao PPRB, os dois pastores deixaram de assistir o grupo de irmãos, deixando os mesmos, sem quaisquer assistencia quer seja espiritual e/ou pastoral, reafirmamos o que dizemos acima, estes irmãos em nenhum momento abriram mão da identidade Presbiteriana, mesmo assim foram relegados ao exilio, ou seja, ao ponto de serem assistidos por um pastor da Igreja Assembleia de Deus, já que os Concilios acima citados de nossa Igreja, haviam os esquecidos, o Presb. Josafá levou esses fatos ao conhecimento do Conselho da Igreja Presbiteriana em Mangabeira II, que depois de visitar os irmãos e ouvi-los, fato esse ocorrido no dia 30 de agosto do corrente ano. Após esta visita, o Conselho reunido no dia 19 de setembro do corrente ano, decidiu pela abertura do trabalho com a identificação de Congregação da Igreja Presbiteriana de Mangabeira, e essa comunicação foi transmitida aos irmãos no dia 23 de setembro do corrente ano no espaço fisico da Congregação, ali estivemos o Conselho da IP Mangabeira e os irmãos congregados, esses em número de 12 (doze), portanto a Palavra do Senhor nos instrui em 1 Pe 5. 1 - 3 “Rogo, pois, aos presbiteros que há entre vós, eu, presbitero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho.”

Ao longo deste período muitas lutas sobrevieram, bem como dúvidas e incertezas surgiram e a aflição se fez presente em alguns momentos. Contudo, assim é história do próprio Cristianismo, tanto nas Escrituras quanto na história da Igreja registrada no transcurso dos séculos. Porém, nesse trabalho de reconstrução, podemos afirmar, assim como Neemias, que todas as conquistas foram alcançadas, porque a boa mão de Deus tem sido conosco.